11 de junho de 2012

Passeio

Num dia desses, saí pra dar umas voltas, e fui parar numa esquina bem bonita. Era um grande jardim, como um horto, ou coisa parecida. Por estar vazio e bastante calmo, o lugar me pareceu bem atraente. Fui entrando, e olhando, e inspirando... Sentando num banco, avistei um senhor de macacão e luvas, que parecia falar às plantas, e elas lhe estarem respondendo. Não foram precisos mais do que cinco minutos para que eu me achegasse e perguntasse sobre o lugar, e sobre as coisas dali.
Enquanto o senhor me explicava sobre o jardim, percebi que ali não haviam muitas árvores grandes. Resolvi perguntar o porquê.
 - Aqui não tem muitas árvores grandes, daquelas que dão sombra e frutos bonitos. Você não gosta delas?
 - Observe filho: Por maior que seja o lugar, não há espaço para muitas delas, pois crescem bastante e dão grande trabalho. Antes de plantarmos uma árvore robusta, precisamos analisar o espaço, as coisas em derredor, os nutrientes e água que ela demandará, e outras coisas mais. Imagine o buraco que se deixaria, caso, ao plantar-se uma macieira num quintal pequeno, ela havendo crescido, seja necessário arrancá-la...

Assim são as coisas outras na vida, não se pode querer passar a cavalo sobre uma corda bamba. Desde então pude ver melhor os jardins da vida, as árvores, as flores...


Nenhum comentário:

Postar um comentário